.

Prefeito Isaias Cabral discute crise hídrica de Acari com o governador do estado


A busca por soluções emergenciais para o abastecimento d'água de Acari e Currais Novos foi pauta de reunião realizada nesta quinta-feira (23), em Natal. O prefeito Isaias Cabral, acompanhado do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, se reuniu com o governador Robinson Faria e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira. Também estavam presentes vereadores, representantes da CDL de Currais Novos e imprensa para discutir, juntamente com a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e da CAERN, propostas para socorrer a população que hoje vem sendo abastecida pelo Açude Gargalheiras, que está com apenas 2% de sua capacidade.

Atualmente, Acari e Currais Novos vêm sendo abastecidas por sistema de rodízio. O Governo Federal, através do DNOCS, iniciou a obra de uma adutora de engate rápido para beneficiar a população das duas cidades, captando água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Entretanto, problemas burocráticos e de ordem orçamentária levam a crer que dificilmente o serviço será concluído neste ano. Diante disso, um plano alternativo vem sendo buscado junto ao Governo do Estado para garantir água à população.

O prefeito de Acari, Isaias Cabral, pediu que o Governo tratasse a questão como prioridade, tendo em vista a situação de emergência, e destacou a união da classe política em prol da população. "Estamos aqui num gesto de amadurecimento político, situação e oposição unidas em busca de soluções para o nosso abastecimento d'água", destacou. Isaias estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Acari, Leó Ferreira, e dos vereadores Bada Lima, Guelão Araújo, Marineide Alves, Nenilvan Rodrigues e Rodrigues de Naldo.


Durante a reunião alguns técnicos elencaram propostas, como a perfuração de poços amazonas no entorno do Açude Gargalheiras e a ampliação da Adutora de Serra de Sant’Ana.

"Essa é uma discussão que tem que ser feita de maneira técnica. Mas eu, como governador do Estado, determino que seja tomada uma providência. E essa equipe aqui tem todas as condições para encontrar uma solução", afirmou o governador Robinson Faria, ressaltando que buscará recursos para tornar as propostas exequíveis.