.

Em visita ao Gargalheiras, João Maia volta a defender interligação das bacias hídricas do Seridó


O candidato a vice-governador de Henrique (PMDB), deputado federal João Maia (PR) foi neste sábado (27) ver de perto a perspectiva de abastecimento d’água dos municípios de Acari e Currais Novos, abastecidos pelo Açude Gargalheiras, que está com menos de 6% de sua capacidade hídrica. João Maia estava acompanhado dos prefeitos Isaias Cabral e Vilton Cunha e se reuniu com os moradores do Povoado do Gargalheiras.

“Eu tenho o hábito de trazer meus filhos para ver a linda sangria deste açude. Fico triste de ver o Gargalheiras assim, mas a situação não é tão desesperado. Se a gente trabalhar junto com a Caern, o Dnocs, o Exército usando o chamado volume-morto, Gargalheiras vai abastecer Acari e Currais Novos até a adutora que vem de Armando Ribeiro Gonçalves ficar pronta. Tem que ter o uso racional da água, não dá pra ficar lavando calçada e carro com água tratada”, explicou.

João Maia se comprometeu de fazer todos os esforços junto aos Governos Estadual e Federal com soluções de curto prazo, que minimizem os efeitos da estiagem nos dois municípios, como a perfuração de poços para abastecer a Zona Rural, acelerar a construção da adutora de engate-rápido vindo da barragem Armando Ribeiro, mas deixou claro que a solução definitiva do problema de abastecimento d’água na região do Seridó passa pela interligação das bacias, a partir da conclusão da construção da Barragem de Oiticicas.